O que é Harmonização Orofacial?
É uma especialidade da odontologia, que envolve um conjunto de procedimentos terapêuticos e estéticos, visando a restauração de um equilíbrio entre a harmonia estética e função do rosto e sorriso. Através de terapêuticas minimamente invasivas, rápidas e seguras, podemos gerenciar o envelhecimento, reestabelecendo função e bem estar.
Indicações
- Corrigir assimetrias, proporcionando uma harmonia facial;
- Melhorar flacidez da pele, estimulando a produção de colágeno;
- Suavizar rugas e marcas de expressão;
- Restaurar volumes e contornos faciais;
- Amenizar aparência de cicatrizes;
- Promover hidratação, melhorando a qualidade e textura da pele;
- Prevenir o surgimento de novas linhas de expressão;
- Reestabelecer funções orais e mastigatórias;
- Corrigir sorriso gengival;
- Tratar e ajudar a reduzir dor e desconforto nas disfunções temporomandibulares;
- Auxiliar no tratamento do bruxismo;
- Proporcionar melhora na qualidade de vida e bem estar com a autoimagem;
Tratamento
A avaliação inicial deve ser cuidadosa, pois ela é importante para entender as necessidades e queixas do paciente. Através da anamnese podemos identificar possíveis contraindicações, explicar e preparar o paciente para o procedimento, estabelecendo expectativas realistas e seguras.
Na Harmonização Orofacial são utilizadas diferentes abordagens técnicas e procedimentos. A associação de técnicas é uma ferramenta útil para melhorar os resultados, visando sempre manter as características naturais de cada paciente. O procedimento é realizado com anestesia local e/ou sedação consciente, o que diminui muito o desconforto no processo.
Riscos
Apesar de ser considerado um tratamento minimamente invasivo e seguro, deve ser realizado por um profissional capacitado, respeitando as técnicas descritas na literatura, minimizando intercorrências.
Cuidados importantes
Após o tratamento, o paciente deverá seguir atentamente as orientações recebidas. Os cuidados variam de acordo com o procedimento realizado.