A Lira Odonto sempre se destacou por realizar uma odontologia multidisciplinar, com profissionais de primeira linha.A partir da percepção das experiências e necessidades do cotidiano, onde a demanda pelo atendimento de uma população que usufrui cada vez mais de uma maior longevidade, a equipe clínica se organizou para formar um time de profissionais que estivesse preparado para atender aos desafios dessa nova realidade. E por isso a Lira Odonto está criando uma área direcionada ao atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE).
A Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais é uma área da saúde que abrange muito mais do que as pessoas imaginam ao se defrontarem com a palavra “Especiais”.O universo de Pacientes com Necessidades Especiais é muito amplo,pois todos aqueles indivíduos que possuem alguma doença, distúrbio, anomalia ou que estão numa situação clínica alterada, podem requerer um atendimento odontológico diferenciado e mais adequado ao seu momento de vida.
Este universo de pacientes inclui as pessoas que estão internadas na UTI ou não, as que possuem doenças metabólicas, oncológicas, as com discrasias sanguíneas, as imunossuprimidos, as transplantados, as com síndrome, as com doenças mentais, cardiopatas, nefropatas, hepatopatas, os que necessitam de suporte com oxigênio, as que requerem cuidados paliativos, geriátricos, as gestante de alto risco e os que demandam sedação ou anestesia geral ou atendimento domiciliar.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. No Brasil o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a população idosa, aqueles acima de 60 anos, em 2017 era de 28 milhões e que esse número irá dobrar até o ano de 2042.
Esto indica que habrá un gran aumento en la población considerada PNE. Estudiar y especializarse en este servicio diferenciado es reconocer que muchas personas hoy en día necesitan esta atención, y darse cuenta de que en el futuro muchas otras personas necesitarán esta atención.
Se requiere preparación para atender a pacientes con necesidades especiales. Pueden tener limitaciones físicas, neurológicas o sistémicas, que requieren atención en el consultorio o en el hospital con un profesional capacitado para comprender las limitaciones y las necesidades reales de estas personas.
El profesional preparado para el cuidado de PNE siempre trabaja de manera multidisciplinaria y de acuerdo con las pautas médicas, porque existe una interdependencia entre los diversos profesionales que acompañan a estos pacientes. Este es un factor clave en la seguridad del paciente, el éxito del tratamiento y la prevención de diversos factores de riesgo.