Primeiro, vamos entender como acontece a formação de uma cárie: A cárie é formada por excesso de açúcar dos alimentos. Esse açúcar que sobra na boca é fermentado pelas bactérias dando origem a um ácido que afeta a remoção ou desgaste do cálcio. Esse é o processo de formação da cárie.
No entanto, para que a cárie não se forme sempre, ao consumir alimentos que levam açúcar em excesso, o organismo conta com a ação da saliva que funciona como um agente de defesa natural agindo em dois momentos. O primeiro é neutralizando o pH bucal e após ter o pH neutralizado, a segunda função é devolver o cálcio ao dente. Isso mesmo, nossa própria saliva é capaz de devolver o cálcio que a saúde bucal precisa. Porém, a saliva leva cerca de três horas para conseguir realizar todo esse processo. E, por isso, o consumo de açúcar deve ser evitado nesse período, se não o processo natural de defesa feito pela saliva é interrompido.
Portanto, a prevenção é o melhor remédio contra as cáries. Bons hábitos alimentares devem ser adotados e as escovações devem ser realizadas sempre após o consumo de algum alimento. Lembrando que o açúcar não está presente apenas no doce, mas em diversos outros grupos alimentares como frutas, café, farinhas, entre outros. Visitar o seu dentista regularmente (a cada seis meses) também pode evitar a formação de cáries, pois a revisão de sua saúde bucal pode revelar ao dentista o diagnóstico no início de seu processo, evitando que o problema seja maior do que esperado.
Em casos mais avançados de cárie, a recomendação é sempre a procura do seu dentista, pois pode ser feito aplicado o melhor tratamento para o estágio identificado pelo profissional. A longo prazo, a cárie pode corroer todo o cálcio do dente e será necessária a realização de restauração, ou até mesmo a extração do dente e recolocação com prótese.
Alguns sinais de que você precisa visitar seu dentista: se você está sentindo dor de dente, dor ao morder ou mastigar, mau hálito, incomodo para escovar, sensibilidade com alimentos, pode ser cárie. Procure imediatamente seu dentista. Caso não tenha um profissional de confiança, clique aqui, podemos te ajudar.