Na odontopediatria, a abordagem lúdica de entretenimento visa o divertimento, com atividades relacionadas a jogos e brincadeiras. Trabalhar o lado lúdico de forma pedagógica faz a criança desenvolver a criatividade e aprender brincando.
A odontologia traz as atividades lúdicas para dentro do seu consultório afim de envolver a criança explicando de uma forma que ela entenda e não tenha medo dos procedimentos que virão.
“Falar-mostrar-fazer” é uma técnica utilizada pela odontopediatria, onde primeiro há toda uma conversa com a criança numa linguagem acessível, a fim de se construir um relacionamento saudável para que ela se sinta confortável e explica-se os procedimentos odontológicos com demonstração visual, auditiva, tátil e olfatória.
O dentista pode utilizar bonecos e fantoches que possuam dentes, para exemplificar o que será feito na boca da criança, deixar que ela pegue num espelho (algo que será usado na sua boca) e sinta que aquilo não machuca. Aos poucos cada material pode ser apresentado, de forma lúdica, facilitando a aceitação da criança e contribuindo no tratamento. Dessa forma a ansiedade e um eventual medo da visita ao dentista aos poucos deixam de existir.
Outra ferramenta utilizada é o vestuário diferenciado do odontopediatra que costuma ter jaleco estampado, o consultório possui mais cores e presenteasse com brindes ao final da consulta por bom comportamento.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 11% da população brasileira nunca visitou um dentista. São 2,5 milhões de adolescentes que nunca pisaram em um consultório odontológico.
O lúdico no trabalho do odontopediatra é uma abordagem utilizada para não existir medo por parte do paciente. Assim, também, quanto mais cedo cuidar dos dentes de uma criança, estimulando uma boa higienização, está automaticamente criando um futuro mais saudável para essa pessoa e ajuda a diminuir, aos poucos, os 24 milhões da população brasileira que nunca visitaram um consultório odontológico (IBGE).
Saiba mais sobre odontopediatria ou agende a consulta do seu filho, clicando aqui.