Você sabe qual a diferença entre facetas e lentes de contato dental 3D? Leia matéria completa, clicando aqui.
Você sabe qual a diferença entre facetas e lentes de contato dental 3D?
Facetas dentárias e lentes de contato dental são capas feitas em resina ou porcelana que recobrem a parte da frente dos dentes.
A diferença entre facetas e lentes de contato dental 3D é a espessura, quando a lâmina tem mais de 0.5 mm é chamada de faceta e quando tem menos, passa a ser chamada de lente de contato dental, isso porque ela fica tão fina que passa a ser translúcida, ou quase transparente, se assemelhando as lentes de contato usadas nos olhos.
Quando são indicadas?
As facetas e lentes são indicadas em diversos casos:
- Quando pessoas adultas possuem os dentes muito pequenos;
- Para aproximar os dentes que estão separados um do outro, os chamados diastemas;
- Melhorar a aparência dos dentes quebrados ou danificados por cáries;
- Alterar a cor dos dentes que podem ser manchados ou escurecidos por diversos fatores;
- Harmonizar o tamanho dos dentes;
- Para harmonizar dentes e gengiva transformando o sorriso em algo mais harmônico e alinhado.
Como são feitos os moldes e colocados?
Antes de qualquer processo: as facetas só devem ser colocadas por um dentista especializado. Pode-se aplicarem um único dente ou em toda a arcada dentária da pessoa, depende da avaliação do profissional durante a consulta para saber se é possível e viável.
Na
Lira Odonto há o sistema digital para confecção de laminados cerâmicos instalado com o que existe de mais moderno na odontologia e com equipe atualizada com os novos processos para garantir um resultado final natural e harmônico com as necessidades de cada pessoa. Sendo assim o primeiro passo é a realização de fotos e vídeos para a análise do sorriso e da face, pois os dentes precisam estar em harmonia com todo o rosto do paciente. A partir dessas imagens é realizado um planejamento digital, um esboço no computador que pode incluir uma simulação do rosto com o novo sorriso e assim o paciente pode participar na decisão de como será o projeto final.
Uma vez que o projeto é aprovado, é feito o design 3D no computador usando um software que permite a seleção, dentro de uma biblioteca digital de formas de dentes naturais,que melhor se encaixano perfil desejado pelo paciente (dentes mais arredondados, triangulares,quadrados, mais lisos, com mais textura, menos textura entre outras possibilidades), explica o Dr. Élcio Yamamoto.
Com a utilização da impressora 3D em pouco mais de cinco minutos é possível para o paciente ver de forma real como ficarão os novos dentes, essa técnica é chamada de mock-up e permite um teste do desenho digital direto sobre os dentes.
De acordo com o Dr. Élcio é o processo digital que garante que o sorriso testado seja o mesmo do sorriso com as porcelanas finais instaladas. Pois o mesmo arquivo que gerou as formas dos testes será usado para a confecção das facetas e lentes de contato dental 3D, após o preparo e escaneamento intra-oral dos dentes.
O escaneamento faz a digitalização dos dentes e gengiva, uma câmera filma e um software converte as imagens de 2D para 3D, esta é a porta de entrada para o mundo digital naqual obtemos um modelo digital, ou seja, uma réplica da boca do paciente em 3D.
Após aprovação do paciente as peças finais são confeccionadas. Quando prontas elas são coladas nos dentes, é uma cimentação adesiva com os materiais certos que garante a resistência da porcelana e também da estabilidade da cor.
Uma observação é que para alcançar um resultado natural há a necessidade de desgaste do dente antes de colocar facetas e lentes de contato dental 3D, porque mesmo que seja mínimo, ambas possuem espessura e serão adicionadas ao dente.
Há contraindicação?
Segundo o Dr. Élcio Yamamoto como contraindicação estão os seguintes casos:
- Dentes fragilizados pela presença de grandes restaurações ou com tratamento de canal também não são boas indicações para as facetas já que estas vão cobrir apenas a frente, sendo uma melhor indicação as coroas que vão envolver todo o dente garantindo melhor proteção da parte remanescente;
- Dentes muito inclinados são um problema, pois necessitam de muito desgaste para conseguir o alinhamento, podendo sacrificar a polpa, parte viva dos dentes e acabar precisando de um tratamento de canal. Nestes casos a indicação é colocar primeiro um aparelho ortodôntico;
- Quando existem dentes sobrepostos;
- Pessoas que rangemos dentes durante a noite, uma condição chamada bruxismo.