Chamado popularmente de tratamento de canal, a endodontia (endo=dentro/interno, dontia=dente), trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente.
Portanto, O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado/morto. O endodontista é o especialista na área odontológica que realiza todo este tratamento.
E apesar da fama de mal, é apenas um procedimento que ajuda na manutenção do dente na boca. Ou seja, é um tratamento preventivo que pode evitar infecções, extrações de dentes, entre outros.
Basicamente o tratamento com o endodontista (profissional na área odontológica que realiza esse tratamento) é realizado nas seguintes etapas:
- Diagnóstico – o endodontista avalia o paciente e verifica a necessidade do tratamento do sistema de canais radiculares.
- Abertura do dente – é o ato cirúrgico no qual se abre a câmara pulpar, ou seja, é a abertura para a entrada de acesso aos canais radiculares.
- Remoção da polpa radicular – Após a abertura e identificação do tipo de canal, inicia-se a remoção da polpa.
- Limpeza dos canais – irrigação com substância apropriada, para limpeza e descontaminação dos canais.
- Preparo biomecânico – parte que deixa as paredes dentárias livres de interferências, lisas e sem ondulações.
- Obturação do canal – fechamento da cavidade interna (canal) com material biocompatível e após isso reconstrução do dente.
Caso haja demora na procura pelo tratamento a contaminação pode levar à necrose pulpar e a infecção pode causar abscesso, sendo perigoso para a saúde do paciente. Se você estiver com cáries, ou já na fase de inchaço nos dentes, dores, procure um profissional. A Lira Odonto pode te ajudar, caso não tenha um profissional de sua confiança. Clique aqui e converse e agende uma consulta com um endodontista de nossa equipe.