O que é Ortodontia?
Ortodontia é a especialidade que cuida do posicionamento, alinhamento e o encaixe entre os dentes, bases ósseas e seu desenvolvimento.
Benefícios:
O tratamento ortodôntico ao corrigir dentes mal posicionados e o encaixe entre os arcos dentários inferiores e superiores proporciona:
- Melhor mastigação, ou seja, a trituração dos alimentos é mais eficiente quando o encaixe entre os dentes superiores e inferiores ocorre de maneira adequada;
- Facilitam a higienização e cuidados bucais, dentes tortos e apinhados (encavalados) acabam criando áreas que dificultam o acesso da escova e fio dental, além de facilitar a retenção de alimentos;
- Melhoram a estética do sorriso e a autoestima, dentes claros são importantes para um sorriso bonito, mas tão importante quanto a cor dos dentes é o alinhamento harmônico destes no arco;
- Proporcionam melhor posicionamento da articulação prevenindo problemas relacionados à DTM, além disso, podem fornecer posição estável na mordida fazendo com que os músculos da mastigação e os que mantém a postura da cabeça trabalhem menos, diminuindo o cansaço.
Riscos por falta de tratamento
Se os dentes perdidos não forem repostos, há uma série de problemas potenciais, entre os quais:
-
Desequilíbrio dos dentes e das articulações temporomandibulares;
-
Mudança da posição de equilíbrio dos dentes;
-
Modificação na mordida;
-
Perda de eficiência na mastigação;
-
Alterações e desconforto na função das articulações.
Tratamentos relacionados
-
Alinhadores invisíveis e Invisalign;
-
Aparelhos fixos e removíveis;
-
Aparelhos autoligados;
-
Aparelhos estéticos;
-
Ortopedia funcional;
-
Cirurgia Ortognática;
-
Planejamento estético DSD.
Perguntas Frequentes
O tratamento ortodôntico é demorado?
O tempo do tratamento sempre é dependente do grau de desalinhamento, outro fator decisivo é a correta indicação do tipo de aparelho e o tratamento. O uso de alinhadores invisíveis pode diminuir o tempo de tratamento.
Qual o tempo médio do tratamento ortodôntico?
Em média os tratamentos levam de 1 a 2 anos.
O tratamento é caro?
O valor depende muito da necessidade de estética e de conforto exigidos pelo paciente, Os aparelhos fixos convencionais, que são aqueles metálicos, têm valores bem acessíveis. Apesar do valor mais alto dos alinhadores invisíveis, o custo benefício é bem interessante pela alta estética, praticamente invisível e pelo conforto, podendo em muitos casos tornar o tratamento mais rápido.
Colocar aparelho dói?
A movimentação dos dentes ocorre pela aplicação de forças com intensidade controlada, gerando no dia da manutenção um desconforto. A conversa com o especialista é fundamental para dosar esta intensidade e não tornar o tratamento um sofrimento.
Os aparelhos fixos machucam?
Os aparelhos fixos, principalmente no início do tratamento, podem gerar alguns machucados nas bochechas, lábios e língua, para isso o especialista protege estes tecidos colocando resina ou cera sobre os brackets.
Colocar aparelhos fixos estraga os dentes?
Não, o que estraga os dentes é a remoção de forma inadequada dos brackets ou da cola que fixa o bracket ao dente. Este processo deve ser cuidadoso e com instrumentos adequados para não danificar o esmalte dental.
Documentação ortodôntica é realmente necessária?
Sim, através da documentação ortodontica conseguimos avaliar através das análises das radiografias e das fotos qual a realidade dos desvios da normalidade existente, avaliando a parte das raízes, dos ossos da face, da simetria do relacionamento entre eles, para assim conseguirmos fechar um diagnóstico e uma forma de tratamento adequada a cada pessoa.
Como manter o resultado obtido?
Após o tratamento ortodontico é necessário manter as condições de saúde bucal adequada, como higiene bucal, restaurações, implantes e próteses adequadas a saúde bucal. É utilizar contenções dentárias fixas ou removíveis para formação de estrutura de sustentação dos dentes em suas novas posições.