Saúde bucal do seu filho: Já falamos algumas vezes anteriormente que os cuidados da criança com a saúde bucal começam antes da aparição dos primeiros dentes. E por esse motivo nossos odontopediatras trouxeram seis dicas para as mamães. Então pega o caderninho (ou o famoso ctrl c + ctrl v) e salva essas dicas para o melhor momento:
-
Higienização – A base da saúde bucal do seu filho
Ainda na fase bebê, a higienização deve ser feita com uma fralda de algodão ou gaze umedecida com água mineral ou filtrada para higienizar as bochechas, gengiva e língua. Ao aparecer os primeiros dentes deve-se incluir a dedeira com a pasta de dente adequada para bebês.
E com a aparição dos demais dentes, surgem também os molares, nesse momento é importante que a higiene seja feita com a escova. Importante lembrar que o responsável pela criança deve fazer junto a escovação até os seus seis anos de idade, devido a coordenação motora, desta forma, assegurando que a higienização seja bem-feita.
-
Cárie
As cáries se forma pelo acúmulo de bactérias após consumo frequente de carboidratos, açucares, frutose e sacarose. Para evitar as indesejadas cáries evite que seu filho “belisque” entre as refeições, evite o excesso de guloseimas, mantenha a escovação em dia (seguindo a orientação da dica nº1) e mantenha as visitas ao odontopediatra em dia.
-
Troca das escovas de dente
A troca das escovas de dente deve ser realizada sempre que as cerdas estiverem desfiadas ou se após três meses de uso, as cerdas estiverem aparentemente boas, a troca deve ser realizada mesmo assim. Esse é o período máximo de utilização da escova de dente.
Caso a criança tenha tido alguma virose ou infecção contagiosa, a troca também deve ser realizada.
-
Quebra do dente
Se possível, guarde o pedaço de dente fraturado em um pote de água filtrada para que ele seja colado novamente no dente da criança por um odontopediatra de sua confiança.
-
Visita ao odontopediatra
Mesmo com essas dicas para a saúde bucal do seu filho, a criança deve manter a rotina de consulta odontológica assim como o adulto, com a recorrência indicada pelo profissional capacitado, isso varia de paciente para paciente.
Se você ainda não tem um odontopediatra de confiança, a Lira Odonto pode te ajudar. Nosso quadro clinico conta com profissionais renomados, professores e doutores para atender os mais diversos casos. Caso tenha interesse em conhecer nossos odontopediatras, clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.