Você protege seus lábios do Sol?
A exposição crônica à radiação solar é bastante nociva, pois pode desenvolver lesões potencialmente cancerizáveis, como a queilite actínica.
As pessoas de maior risco são os idosos de pele clara e os indivíduos que mantêm hábitos ocupacionais ou de lazer ao ar livre.
A queilite actínica é uma condição de natureza inflamatória e potencialmente maligna, que acomete o lábio inferior, causada pela exposição prolongada e crônica aos raios solares. As lesões são geralmente assintomáticas, podendo ser brancas, vermelhas, brancas com áreas vermelhas e também ulceradas, ou até com aspecto de crosta.
É muito importante tratar a queilite actínica para prevenir o desenvolvimento de carcinoma espinocelular, que é uma evolução mais agressiva da doença. A prevenção se faz com o uso de protetores solares próprios para os lábios e a diminuição do tempo de exposição solar.
O grau, o tempo de evolução e o tipo de queilite é que determinam o tratamento a ser adotado, desde o uso de pomadas até intervenções cirúrgicas.
Proteja-se, fique atento a qualquer alterações que observar em seus lábios, e procure nossa equipe em caso de qualquer sinal de alterações ou para esclarecer dúvidas!