O que é Prótese?
Prótese é o que substitui, total ou parcialmente, o dente real quando a restauração convencional não resolve o problema. É feita de materiais diversos e devolve a estética e a capacidade mastigatória, além de prevenir ou mesmo remediar dificuldades com a articulação.
As próteses podem ser unitárias, parciais ou totais e são apoiadas em raízes, dentes, implantes ou até sobre a gengiva, quando se trata de dentaduras. Podem ser removíveis ou fixas, isto é, cimentadas sobre os dentes ou implantes. Cada uma tem sua aplicação, suas vantagens e desvantagens, que serão analisadas pelo cirurgião-dentista e pelo paciente.
Benefícios:
-
Restaurar dentes muito comprometidos;
-
Repor dentes perdidos;
-
Melhorar a estética e o bem-estar;
-
Devolver a função mastigatória e o conforto.
Riscos por falta de tratamento
A não reposição de dentes perdidos pode acarretar uma série de complicações, entre as quais:
-
Modificação na mordida;
-
Desconforto na articulação;
-
Desequilíbrio dos dentes e articulações temporomandibulares;
-
Problemas estéticos;
-
Perda da autoestima.
Tratamentos relacionados
- Prótese Total;
- Prótese Fixa;
- Prótese Móvel;
- Prótese sobre implante;
- Prótese unitária;
- Reabilitação oral;
- Facetas Laminadas;
- Sistema Cad/cam.
Perguntas Frequentes
Qualquer paciente pode receber próteses?
Em princípio, todos os pacientes podem receber tratamento com algum tipo de solução protética, pois existem próteses que substituem de pequenas destruições dentárias a todos os dentes.
É preciso fazer algum tratamento prévio?
As próteses são os procedimentos finais do tratamento reabilitador. Para se alcançarem bons resultados, todas as infecções orais precisam estar sanadas (cáries, problemas de canal, de gengiva, etc.), antes de se iniciar o tratamento protético.
Qual é a duração do procedimento e do tratamento?
Como em qualquer tratamento de saúde, a complexidade de cada caso determina o tempo do tratamento. Muitos exigem que os tecidos se restabeleçam antes que se prossiga, o que requer um aumento do prazo de finalização. Em condições normais, pode-se confeccionar uma coroa para restaurar um dente em três ou quatro sessões clínicas.
Poderei sentir algum desconforto ou dificuldade de adaptação?
As próteses podem trazer certo desconforto logo após sua instalação, principalmente nos casos de próteses totais (dentaduras). O eventual desconforto será superado com o suporte e a assistência da equipe odontológica durante o período de adaptação e com a colaboração do paciente, que deve seguir criteriosamente as orientações recebidas.
Há riscos no procedimento?
Quando indicado e bem monitorado pelo cirurgião-dentista, o procedimento é bastante seguro.
Cuidados importantes
Antes do tratamento
As próteses são os procedimentos finais do tratamento reabilitador. Para se atingirem bons resultados, todas as infecções orais (cáries, problemas de canal, de gengiva, etc.) devem estar sanadas antes do início do tratamento.
Durante o tratamento
Algumas próteses exigem um período de adaptação, que será superado com a determinação do paciente em insistir no uso delas e com ajustes que o profissional pode realizar.
Talvez seja necessário utilizar próteses temporárias, que podem ser desconfortáveis, mas isso será acompanhado de perto pelo cirurgião-dentista. Nesse tempo, evite alimentos muito duros ou pegajosos.
Após o tratamento
A correta higiene da boca é fundamental para a manutenção do sucesso atingido. Consulte a seção Saúde Bucal do Manual do Paciente para orientar-se melhor. Visitas regulares ao cirurgião-dentista para ajustes e avaliação das próteses são de igual importância.