Toda mulher passa por diversas mudanças hormonais ao logo da vida. Algumas mais, outras menos, dependendo de cada organismo. Os hormônios podem ocasionar, transformações no corpo, surgimento de espinhas, alterações de peso, do humor e até mesmo da saúde bucal da mulher.
Alterações hormonais, por exemplo, dependendo da pessoa podem levar a um sangramento maior de gengiva, explica a doutora Roberta Sasahara, mestre em Prótese Dentária na USP.
A gravidez e a menopausa são momentos em que a gengiva da mulher fica mais sensível e disposta a desenvolver gengivite, por isso é recomendado maior cuidado aos hábitos de higienização bucal. Não se esquecendo do uso contínuo e devido do fio dental que ajuda na retirada de sobras alimentares nos cantinhos entre os dentes e gengiva.
Recentemente, num bate papo sobre saúde bucal da mulher na ONG Nova Mulher com a participação da doutora Roberta,todos esses temas foram abordados, com um grande foco na menopausa.
Mas o que seria a Menopausa? É o período próximo à última menstruação da mulher, é quando ela perde a capacidade de produzir um hormônio feminino chamado estrogênio. A falta deste hormônio leva a uma menor produção de saliva, que é uma proteção para a boca. A falta de saliva deixa a boca ácida podendo causar mais cárie, problemas de gengiva e o agravamento de doenças periodontais possivelmente existentes, esclarece doutora Roberta.
A baixa produção de saliva traz a tona a Síndrome da Boca Seca, que além das complicações já citadas, também dificulta a mastigação e o movimento de engolir os alimentos. Não sendo diagnosticada logo no início, essa síndrome pode também causar a perda dos dentes, mau hálito, feridas, fissuras e rouquidão.