A avaliação odontológica é o momento do diagnóstico inicial, de um parecer clínico dado por um profissional experiente que poderá fazer toda a diferença para a saúde bucal do paciente. Esse primeiro contato pode já fornecer informações suficientes para um diagnóstico preciso, e que ajudará na decisão de qual caminho terapêutico será mais adequado, mas em várias situações mais complexas, o dentista necessita de exames complementares, como radiografias especiais, tomografias e etc… ou até mesmo o encaminhamento para especialista da área relacionada com a questão do paciente.
Será através de uma boa avaliação que o profissional poderá chegar à um diagnóstico, e assim realizar um planejamento adequado às reais necessidades do paciente.
Em qualquer área, é muito perigosa a auto-avaliação e auto-medicação, podendo colocar em risco sua saúde, não só a bucal, ou comprometer ainda mais tecidos, dentes ou outras estruturas que estejam com problemas.
Portanto, o processo de avaliação é de extrema importância e não pode ser pulado no tratamento em hipótese alguma. Isso seria como construir um edifício sem antes desenhar a planta.
O que acontece na avaliação odontológica?
O primeiro passo da avaliação, é a coleta de informações entre o dentista e o paciente, como o motivo que o levou a procurar o serviço, bem como possíveis sinais e sintomas envolvidos. Estas informações iniciais fornecerão um “norte” na pesquisa, que compiladas com as informações de radiografias periapicais e/ou panorâmicas (que realizamos aqui na clínica mesmo) o profissional já tem condições de estabelecer um parecer, e nele um diagnóstico preciso ou o pedido de exames complementares.
Mas há vários motivos que podem levar alguém ao dentista, e se o mesmo for uma emergência, a solução para o problema deve ser prioritário. Se o motivo for para uma avaliação geral da saúde bucal,sem uma questão específica, o exame investiga se há lesões cariosas ou outras questões sem grande complexidade, e havendo tempo disponível, o dentista pode aproveitar o momento para realizar uma “limpeza”, que envolve a remoção de tártaro (cálculo supra-gengival) e polimento ( profilaxia).
Se for detectado alguma questão maior, os detalhes já são apresentados ao paciente.
Mas, a procura por questões estéticas, desde as mais simples às mais complexas, só tem aumentado nos últimos anos, e nessa avaliação é que o paciente expõe seus desejos e expectativas, para que possamos desenvolver um projeto de reestilização do sorriso que contemple todas as demandas do paciente, seguindo protocolos de análise estética e harmonia individualizados para cada indivíduo, com suas características e personalidade.
Agende sua consulta de avaliação odontológica agora mesmo através dos telefones: (11) 3373-4444 – Unidade Bela Vista ou (11) 2574-0958 – Unidade Alto de Pinheiros. Ou se preferir entre em contato através do nosso site: www.liraodonto.com.br
0 comments on “Avaliação Odontológica? Por quê?” Acrescente o seu comentário ↓