O bruxismo pode ser definido como uma atividade parafuncional que inclui o apertamento ou ranger dos dentes, podendo acometer pessoas de todas as idades e isso inclui as crianças.
Nas crianças, os odontopediatras afirmam que ranger os dentes é comum até os seis anos de idade, já que a boca está aos poucos crescendo e acomodando os novos dentes. No entanto, o hábito deve ser observado e analisado por um especialista, já que além da consequência para a boca e os dentes, o bruxismo também pode ser um reflexo de problemas emocionais.
Causas do bruxismo
O bruxismo infantil pode ser causado por ansiedade e estresse decorrentes de diferentes situações às quais a criança é exposta: como uma rotina muito agitada ou uma mudança de rotina, como a chegada de um irmão, a separação dos pais ou uma mudança de escola, por exemplo.
Além dos motivos emocionais, o bruxismo infantil também pode estar relacionado a diferentes problemas físicos, seja a má oclusão, ou mordida desalinhada, que pode ser provocada pelo uso excessivo de chupeta ou mamadeira, por exemplo, problemas de respiração como asma ou rinite, deficiências nutricionais ou até fatores hereditários.
Tratamento
O bruxismo infantil pode ser tratado da mesma forma que o bruxismo em adultos, com a placa de bruxismo como alternativa para minimizar o atrito entre os dentes superiores e inferiores. No entanto, a placa também pode interferir no desenvolvimento correto dos dentes da criança.
Se o problema estiver relacionado ao alinhamento dos dentes ou à estrutura da bucal, é possível que seja necessário algum tipo de tratamento ortodôntico, como a colocação de aparelho.
Existem também algumas maneiras de tentar prevenir ou ao menos minimizar o bruxismo em crianças. Incentivar a mastigação desde pequenos é uma delas. Do lado emocional, tentar estabelecer uma rotina de atividades que não seja pesada para a criança pode ajudar. Estabelecer um ambiente tranquilo na hora de dormir também pode ser efetivo para diminuir a tensão da criança e evitar o bruxismo.
De qualquer forma, a melhor maneira de saber o tratamento ideal para cada caso é consultar um especialista.
É POSSÍVEL EVITAR O SURGIMENTO DESSE PROBLEMA?
Existem alguns cuidados que podem ajudar a prevenir o bruxismo infantil, como:
- evitar que a criança mastigue chicletes em excesso ou morda objetos muito duros, como pontas de canetas;
- incluir exercícios físicos na rotina infantil para aliviar a tensão;
- investir em técnicas de respiração e relaxamento;
- ensinar a criança a lidar com as emoções;
- permitir que os pequenos tenham atividades prazerosas;
- criar uma rotina relaxante para o sono com luzes baixas, aromas terapêuticos e músicas calmas antes da criança dormir.
O bruxismo infantil pode comprometer a saúde bucal das crianças, mas, com a observação constante dos pequenos, é possível minimizar o problema. Por isso, não deixe de procurar um profissional especializado assim que surgirem os primeiros sintomas do problema, caso precise contactar um odontopediatra, clique aqui.
0 comments on “Bruxismo infantil” Acrescente o seu comentário ↓