Estamos passando pelos dias mais gelados do ano. O inverno de 2018 já registrou temperaturas mais baixas em relação ao mesmo período do ano passado. Um dos motivos para as temperaturas mais baixas é o fenômeno La Niña, que causa o resfriamento da superfície do Oceano Pacífico.
Esse frio tão rigoroso, com temperaturas que chegam a 8°C em São Paulo (SP), por exemplo, traz alguns efeitos, muitas vezes imperceptíveis, para nossa saúde bucal.
Lábios rachados
É muito comum os lábios ficarem ressecados durante o inverno por causa da baixa umidade do ar. Apesar de ser um problema relativamente simples e comum, muitas pessoas insistem somente em cuidados paliativos e esquecem que esse pode ser um sinal do corpo. Ou seja, é um dos resultados da diminuição no consumo de água, que sempre é menor no inverno, causando desidratação não só para os lábios, mas para o organismo em geral. Beber a quantidade normal de água, mesmo em dias frios, é de suma importância.
Para tratar os lábios ressecados, junto com o consumo de água, uma solução caseira e rápida é passar mel e deixar agir durante a noite. Além disso, há diversas soluções em dermocosméticos para auxiliar se o problema se agravar.
Sensibilidade
O ar frio entra na boca e pode ter o efeito de um gole de água gelada. É mais comum para as pessoas que tem o hábito de respirar pela boca, mas a sensação do frio acontece para todos. Embora seja uma dor breve, a sensibilidade tem tratamento, inclusive uma alternativa é a laserterapia, clique aqui e saiba mais.
Cuidados diários
É fato que só de imaginar a água gelada da pia já dá preguiça, não é mesmo? Mas os cuidados diários não podem passar batidos de forma alguma. Escovar os dentes e passar o fio dental sempre após as refeições é fundamental. Se você tem dúvidas sobre o uso do fio dental, clique aqui.
Bebidas quentes
No frio nada melhor que um chocolate quente, um chá pela manhã, sopa ou caldo no jantar e não há nada de mau nisso. Já mencionamos anteriormente que as bebidas quentes não oferecem risco de trincar os dentes, porém o choque térmico sim. Então, se consumir algo muito quente, deixe que a temperatura volte ao normal para consumir algo gelado.
Ainda assim devemos sempre lembrar da importância da visita regular ao seu dentista. Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.
0 comments on “Cuidados com a saúde bucal no inverno Lira Odonto traz quatro dicas para minimizar os danos do inverno na saúde bucal” Acrescente o seu comentário ↓