Festa junina – cuidados com os alimentos típicos dessa temporada O mês de junho nos traz, além do friozinho, as festas juninas.

Num piscar de olhos chegamos ao meio do ano! Ufa, já? O mês de junho nos traz, além do friozinho, as festas juninas. Tempo bom para brincar, recordar a infância com danças, músicas “olha a cobra… é mentira!” e principalmente, deliciosas comidas e bebidas típicas.

Alguns cuidados básicos, podem evitar uma visita extra ao dentista. Então, para garantir que sua festa termine bem, sem prejuízos nem “janelas”, daremos algumas sugestões de cuidados básicos que podem evitar pequenos acidentes dentais entre as mordidas irresistíveis em cada prato típico.

Espiga de milho

O cuidado com esse alimento é especificamente sobre comer o milho direto na espiga. Há risco de que possíveis reparos odontológicos realizados anteriormente sejam danificados. Para quem usa aparelho ortodôntico então o alerta é maior, pois o contato da espiga com as peças que compõem esse tipo de aparelho pode enroscar, puxar e até quebrar alguma parte. Portanto, o ideal é raspar o milho para retirá-lo da espiga antes de comê-lo.

Maçã do amor

Em caso de dentes sensíveis, tanto os que estão sendo tratados quanto os que ainda estão doloridos, morder uma maçã do amor pode virar uma tortura. E para quem usa aparelho ortodôntico a maçã é uma tarefa praticamente impossível. A dica, nesses casos, é cortar a maçã (do amor ou não) em pedaços menores para evitar o desconforto.

Também é importante lembrar que após a ingestão de açúcar, em qualquer ocasião, tomar água ajuda a soltar os resíduos de alimentos dos dentes, evitando a cárie.

Quer saber mais sobre cárie? Leia essa matéria.

Pipoca

Presente no cinema, no encontro com os amigos, a pipoca é muito mais frequente do que típica. Então, os cuidados aqui são bem importantes o ano todo!

A pipoca requer um cuidado especial porque pode deixar casquinhas do milho entre os dentes, podendo aumentar a produção de bactéria. Ou seja, após o consumo é necessário escovação e fio dental. Caso tenha dúvida sobre a utilização do fio dental, clique aqui.

Outro cuidado com a pipoca é com os grãos que não estouram por completo, os famosos piruás ou mururus. Muitas pessoas tem o hábito de mastigar esses grãos e isso pode rachar e até quebrar o dente. Para quem está em tratamento ortodôntico o cuidado triplica, pois, o grão também pode danificar o aparelho.

Pinhão

É bem comum que as pessoas acabem utilizando os dentes para ajudar a descascar o pinhão, claro que isso pode prejudicar a saúde bucal de diversas formas. Farpinhas ou pedaços de casca podem ficar entre os dentes machucando a gengiva, ocasionando acúmulo de bactérias e até fazendo você passar vergonha na hora do anarriê.

O ideal é que o pinhão seja descascado com um descascador, ou qualquer outro instrumento que te auxilie. Fora que nunca é aconselhável que se descasque qualquer tipo de alimento com os dentes, pois há o risco de trincar e quebrar.

Vinho quente e quentão

Cuidado com o choque térmico. A bebida ou alimento quando muito quente não oferecem risco imediato de trincar ou danificar o dente. O que pode trincar o dente é a combinação do quente com o gelado. Como por exemplo, tomar um vinho quente seguido de um copo de cerveja. Ou tomar um caldo quente e beber água gelada em seguida. Espere alguns minutos, deixe a temperatura voltar ao normal para consumir algo gelado.

Esteja em dia com seu sorriso, caso não tenha feito uma consulta preventiva com seu dentista nos últimos seis meses, clique aqui e evite surpresas.

0 comments on “Festa junina – cuidados com os alimentos típicos dessa temporada O mês de junho nos traz, além do friozinho, as festas juninas.Acrescente o seu comentário ↓

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *