O Brasil é um dos países com melhor índice mundial em faculdades de odontologia. O curso dura em média cinco anos e forma profissionais responsáveis por toda a saúde dos dentes, gengiva, boca no geral e ossos da face. Com diversas especialidades e segmentos de estudos, há muitas possibilidades nessa área que está sempre em crescimento.
Ao se formar o aluno é graduado cirurgião-dentista e já possui habilitação para manutenção, prevenção e recuperação da saúde bucal de pessoas de todas as idades. E para exercer a profissão também deve ser registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
O estágio é obrigatório nessa área, o que ajuda o aluno na sua identificação de atuação profissional. É a primeira experiência prática em seu mercado de trabalho, nessa fase, muitos tiram suas preferências e paixões, que os fazem escolher suas futuras especialidades.
Algumas faculdades até ajudam nesse processo de estágio, mas há muitas em que essa conquista inicial já depende única e exclusivamente do aluno. Nesse caso o ideal é ficar atento aos processos e oportunidades de vagas abertas em serviços públicos, clínicas e consultórios particulares, indústria de produtos e equipamentos odontológicos, sindicatos, entre outros.
Estágio na Lira Odonto
Na Lira Odonto, seguindo as instruções recomendadas pelo CRO, o aluno não pode colocar a “mão na massa”. Ou seja,não pode realizar procedimentos de qualquer natureza direto no paciente. O objetivo do estagiário na Lira é proporcionar um acompanhamento, em consultório, de consultas e diagnósticos, de forma que o estudante participe de tudo um pouco, assimilando e compreendendo o funcionamento e a rotina de uma clínica e a profissão na prática.Essa vivência elucida também os desafios de abrir seu próprio consultório do ponto de vista administrativo, quanto as necessidades de insumos, limpeza, equipamentos e esterilização.
Nesse processo de aprendizado, a Lira tenta deixar o aluno o maior tempo em sala de consultório, para que o dentista em atendimento converse e questione sobre os procedimentos que estão sendo realizados. Inclusive em cirurgia, momento que todos estagiários gostam de participar, porque realmente se faz uma aula na vida real.
Mercado de Trabalho
No Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), temos 315.553 Cirurgiões-Dentistas, sendo 90.349 apenas em São Paulo. Isso sem contar Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares.
As quatro especialidades mais procuradas são: Ortodontia (23%), Endodontia (13,6%), Implantodontia (13,3%) e Periodontia (8,6%).
São 22 especialidades oficiais pelo CFO, ou seja, embora haja um mercado com muito profissionais, há também diversas possibilidades. O diferencial será a busca em aprofundar os estudos, estar atento, por dentro de novidades de equipamentos e procedimentos, o quanto se dedica paciente, um bom tratamento dado a uma pessoa não faz apenas com que ela volte, como também, indique e fale bem do profissional. É uma evolução diária como em qualquer profissão.
0 comments on “Programa de estágio na Lira Odonto segue recomendações do CRO e CFO e fomenta mercado de trabalho Odontologia e o Mercado de Trabalho” Acrescente o seu comentário ↓