Nosso tema de hoje é Odontologia para idosos.
Ao chegar à melhor idade, quando os filhos estão criados e os netos chegam, pensa-se que todos os cuidados já foram tomados e a fase de apenas contemplar a vida chegou. Mas a melhor forma de aproveitar essa fase da vida é sem dores e esbanjando sorrisos, por isso alguns cuidados com a saúde bucal se tornam necessários.
A visita do idoso a um dentista e um devido acompanhamento odontológico são ações de promoção à saúde, porque a saúde bucal não está desassociada da saúde geral do nosso corpo e o que se almeja é uma qualidade de vida e autoestima ao idoso.
Prevenção
Como prevenção é preciso manter uma boa higiene bucal com escovação diária e sempre após as refeições. A escova ideal deve ter as cerdas macias e o creme dental conter flúor, auxiliando na prevenção de cáries. Não esquecendo de escovar a língua e utilizar o fio dental. Se você tem dúvidas de como utilizar o fio dental, clique aqui.
Medicamentos
Medicamentos na melhor idade, por vezes, se tornam regulares, principalmente para aqueles que possuem doenças crônicas, podendo aumentar os riscos de boca seca e, consequentemente, cáries. A boca seca afeta também aqueles que possuem próteses removíveis, trazendo maior desconforto.
Para melhorar e estimular a produção de saliva pede-se ao paciente que beba mais água, consuma alimentos que contenham mais água em sua composição e consultem seu dentista para que, se necessário, possa indicar um salivar artificial.
Doenças
A diminuição da saliva nos idosos aumenta o risco de cáries e agrava a doença periodontal, além disso, o índice de câncer bucal nessa faixa etária é maior que na população geral.
Os problemas periodontais são aquelas infecções e inflamações da gengiva, que quando não devidamente tratadas, traz mobilidade aos dentes e, nos casos mais graves, a perda dental. A doença periodontal é uma das principais responsáveis pelo mau hálito ou halitose.
Uma das sequelas da doença periodontal é a retração gengival, que leva a exposição das raízes dos dentes. As raízes expostas possuem um maior risco de cárie, pois não é recoberta por esmalte, uma estrutura do dente de maior resistência que protege os dentes.
O câncer bucal possui maior incidência em idosos, trazendo um grande impacto na qualidade de vida, quando não diagnosticado e tratado precocemente. O hábito de fumar e o consumo de bebidas alcoólicas são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento de câncer bucal, seguidos da ingestão de alimentos excessivamente quentes.
As recomendações para a ter uma boa saúde bucal é uma dieta saudável, rica em frutas e verduras, além de uma boa higienização bucal e mastigação dos alimentos. O auto exame e as visitas frequentes ao seu dentista permitirão o diagnóstico precoce e a indicação de tratamentos mais simples e eficientes.
Se você ainda tem dúvidas sobre o tema Odontologia para idosos fale com seu dentista agora mesmo.
0 comments on “Odontologia para idosos Como cuidar da saúde bucal na melhor idade?” Acrescente o seu comentário ↓