Tratamento de Canal e suas etapas Com nome de vilão, o procedimento cuida da parte interna do dente e sempre deve ser realizado por um endodontista

Tratamento de canal é o nome popular do tratamento endodôntico. E apesar da fama de mal, é apenas de um procedimento que ajuda na manutenção do dente na boca. O endodontista é o especialista que cuida das lesões e doenças da polpa dentária, ou seja, cuida da parte interna do dente.

O tratamento consiste na remoção da polpa “do tecido mole que é composto por tecido conjuntivo, células, vasos, nervos, fibras e substância intercelular” que se encontra no interior do canal e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado/morto. Depois de remover esse tecido, o canal é esterilizado e preenchido com obturação em material específico e biocompatível. Existe também o retratamento endodôntico, onde normalmente por contaminação/infecção é necessário refazer o tratamento endodôntico antigo.

Parece um procedimento difícil e doloroso, porém hoje em dia com as técnicas,materiais e aparelhos disponíveis, é um tratamento relativamente rápido, eficaz e indolor. Para diminuir o risco da realização de endodontia, o ideal é a prevenção através de consultas e radiografias de controle periódicas. Caso surja algum desconforto ou dor, deve-se procurar o dentista imediatamente.

Etapas

1- Diagnóstico
Primeiro o endodontista avalia o paciente e verifica a necessidade do Tratamento do Sistema de Canais Radiculares.

2- Aberturado dente
É o ato cirúrgico no qual se abre a câmara pulpar, ou seja, é a abertura para a entrada de acesso aos canais radiculares.

3- Remoção da polpa radicular
Após a abertura e identificação do tipo de canal, inicia-se a remoção da polpa.

4- Limpeza dos canais
Irrigação com substância apropriada, para limpeza e descontaminação dos canais.

5- Preparo biomecânico dos canais radiculares
Parte que deixa as paredes dentárias livres de interferências, lisas e sem ondulações.

6- Obturação do canal
Fechamento da cavidade interna (canal) com material biocompatívele após isso a reconstrução do dente.

Caso haja demora na procura pelo tratamento a contaminação pode levar à necrose pulpar e a infecção pode causar abscesso, sendo perigoso para a saúde do paciente.

0 comments on “Tratamento de Canal e suas etapas Com nome de vilão, o procedimento cuida da parte interna do dente e sempre deve ser realizado por um endodontistaAcrescente o seu comentário ↓

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *