Você já parou para pensar que nossos antepassados usavam os dentes para descascar alimentos? Eram verdadeiras ferramentas na sobrevivência do dia-a-dia. Muita coisa mudou de lá para cá, nossos corpos e fisionomia, mas e os dentes?
O que mudou no formato dos dentes?
Na forma e função, pouco mudou, os grupos são os mesmos: incisivos; caninos; pré-molares e molares, mas os hábitos e necessidades mudaram muito o desenvolvimento de nossa arcada e musculatura. Através de alguns milênios, ainda aliada a miscigenação racial, nossa arcada nem sempre é adequada para o tamanho dos dentes, e o siso tem dificuldades de espaço adequado para “nascer”.
Mas há três décadas atrás, o siso, ainda tinha sua importância em destaque. Era muito comum a perda precoce dos primeiros molares, principalmente por cárie. Como o siso “nascia” mais tarde, por volta dos 18 anos, era muito utilizado pelos dentistas como apoio para uma prótese reabilitadora.
Hoje, com a fluoração das águas públicas, que melhorou o esmalte dental, diminuindo a perda de dentes por cárie, somado à terapia reabilitadora por implantes dentários, a utilização do siso pelos dentistas caiu consideravelmente.
Por isso, se houver algum fator como mau posicionamento, que prejudica a higienização e consequentemente sua manutenção saudável em boca, podendo comprometer por cárie sua estrutura e/ou do vizinho, ou ainda infeccionar gengiva, evoluindo para perda óssea e abscesso, a indicação de extração será avaliada pelo dentista.
0 comments on “Os dentes antigamente Como eram e o que mudou? ” Acrescente o seu comentário ↓