Ortodontia é uma especialidade da odontologia responsável pelo alinhamento dos dentes e melhoria no encaixe das arcadas superior e inferior. Mas o que seria isso exatamente na prática?
Imagine sorrisos em que os dentes estão tortos, apinhados, com espaçamento ou mordidas que não se encaixam e a parte inferior ou superior fica muito a frente da outra.
Nesses casos, e em alguns outros, um ortodontista precisa realizar uma avaliação, de acordo com sua necessidade e indicar o melhor tratamento para o paciente. Além de tornar o sorriso harmônico, essa intervenção pode melhorar a fala, a mastigação, respiração e garantir uma melhoria na qualidade de vida. Além disso, com o devido tratamento ocorre a prevenção de desgaste do dente, de dores no maxilar e consequentemente de cabeça.
Existem dois tipos de ortodontia: a corretiva e a preventiva/interceptiva. A corretiva corresponde ao tratamento da maloclusão na dentição permanente e a interceptiva no estágio de dentadura decídua ou mista. Ou seja, engana-se quem sempre imaginou que apenas após possuir todos os dentes permanentes pode-se iniciar o tratamento ortodôntico.
Após avaliação do paciente o ortodontista cria um banco de dados com lista de problemas, características específicas e une tudo para desenvolver o diagnóstico. Com esse diagnóstico em mãos é iniciado um planejamento do tratamento a ser realizado. A ortodontia é muito mais do que apenas escolher um tipo de aparelho, até chegar no planejamento ideal o processo de exames e classificação do problema é extremamente crucial para chegar ao resultado final: um sorriso alinhado e saudável. Abaixo explicamos três exemplos de aparelhos.
Aparelhos
Aparelho fixo – o mais comum. São bandas, fios e braquetes fixos aos dentes. Os bráquetes podem ser metálicos ou estéticos, colados diretamente no dente. O ortodontista ativa constantemente para que os dentes se movam para a posição certa.
Mantenedor de espaço fixo – utilizado quando há perda precoce do dente de leite, um protetor é utilizado para manter esse espaço aberto até que o dente permanente nasça.
Alinhadores Invisíveis– Os alinhadores ortodônticos fazem quase as mesmas movimentações do aparelho fixo convencional. Possuem em estudo criterioso feito pelo ortodontista e por um programa virtual. E através deste programa temos planejamento virtual, onde se consegue estimar o tempo do aparelho e todas as movimentações dentárias do início ao final do tratamento.
0 comments on “Você sabe o que um ortodontista faz? Especialidade da odontologia que torna o sorriso harmônico intervindo em dentes e ossos desalinhados ” Acrescente o seu comentário ↓